Caminho da fé

TRAVESSIA LONGA PELO SUL DE MINAS GERAIS

TRECHO DO CAMINHO DA FÉ - DE BORDA DA MATA À ESTIVA

28  à 31 de março (feriado de sexta-feira santa)

VINÍCOLA ALMA GALIZA - SÃO ROQUE

DIFICULDADE DE RESISTÊNCIA: AVANÇADO (LONGA DISTÂNCIA)
DIFICULDADE TÉCNICA: INTERMEDIÁRIO
Total: 44km (dia 1 – 18km | dia 2 – 22km | dia 3 – 4km)

Uma experiência de peregrinação não é apenas caminhar, mas também a interação com o lugar, a cultura, as pessoas que ali vivem e a convivência de conexão com tudo o que o caminho nos apresenta. É exatamente tudo isso que as travessias que realizamos da Shangi propõem.

Ninguém chega até aqui ao acaso, então se esta experiência te mobilizou algum interesse, é importante escutar e compreender seu momento. Constatar o que você busca em seu próprio processo de autoconhecimento e sentir o que precisa desta experiência em particular. A aventura interna já começou antes mesmo do embarque.
Por mais que este seja um processo individual, o grupo é um grande aliado por fazer o papel de “espelho”. Enxergamos refletido no outro o que não somos capazes de perceber em nós mesmos no dia a dia.

- NOSSA EXPERIÊNCIA NÃO É RELIGIOSA! -

POR QUE ESCOLHEMOS ESSE TRECHO?

O Caminho da Fé foi inaugurado em 2003 na cidade de Águas da Prata – SP e sua rota possui 970 km de extensão, dos quais em média 500 km percorrem a Serra da Mantiqueira. Toda sinalizada com as setas amarelas e estrutura de apoio ao longo das cidades.
É muito bem estruturado para receber peregrinos de todos os lugares do mundo e que escolheram este percurso por diferentes motivos.
É um caminho muito especial, tanto pelas belezas naturais (caminhar na Serra da Mantiqueira pode ser desafiador mas compensa cada passo), quanto pelas comunidades que fazem parte deste percurso. Todo o apoio é organizado e realizado com muito cuidado e carinho pelos moradores, por isso, sentimos uma receptividade e acolhimento maior do que em qualquer outro caminho.
O Caminho da Fé como um todo é considerado um grande desafio devido as suas exuberantes serras, porém, também é um dos percursos mais bonitos e emocionantes.
Este trecho geralmente é realizado em menos tempo, porém, o dividimos em 04 dias para tornar o percurso possível até mesmo para quem nunca realizou uma travessia longa com a Shangi.
O nível de dificuldade é intermediário pois não há complexidade técnica, porém, é intenso devido aos quilômetros percorridos por dia e a imersão emocional e psicológica que esta experiência proporciona.
Não é necessário ter experiência prévia ou ser um/uma praticante assíduo/assídua, porém, é importante não ser totalmente sedentário/sedentária.

DURANTE OS DIAS QUE ESTAREMOS JUNTXS, VIVENCIAREMOS UM MERGULHO INTERNO DE AUTOCONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA EMOCIONAL INTENSO POR MEIO DAS CAMINHADAS, CONTATO COM A COMUNIDADE E CULTURAL LOCAL E REFLEXÕES.

O ATRAVESSAMENTO

Nosso programa não é apenas uma viagem de turismo e sim uma experiência que propõe uma transformação interna e, consequentemente externa.

Quando saímos de nossa zona de conforto, em uma travessia onde caminharemos longos quilômetros somos capazes de compreender a nós mesmos de uma forma diferente. O que fará com que você continue nesta jornada são os aspectos mentais e psíquicos e nem tanto físicos, pois em um primeiro momento sentimos em nosso corpo os limites e, a partir do momento em que este se cansa totalmente, nos conectamos com nossa mente, repleta de pensamentos, sentimentos e crenças que nos compõem.

Geralmente, a forma como lidamos com o trajeto à nossa frente em uma experiência de travessia, é uma representação clara da forma como lidamos com as situações diárias que nos cercam. Por isso, o momento interno e de silêncio em alguns momentos durante a caminhada são fundamentais e naturais.

Cada um suportará e lidará com as dores, o cansaço e o silêncio de uma forma individual. Não existe certo ou errado, e nosso programa contemplará a todos os envolvidos de forma empática e compassiva.

A Shangi acompanhará seu processo. Nosso programa é dividido em 3 momentos: pré, durante e pós a experiência.

Momento Pré-Travessia:
Um mês antes do embarque, você será convidade para participar de um grupo de whatsapp com todos os inscritos e nossa equipe. Desta forma, você poderá se familiarizar com o grupo que caminhará junto e poderá tirar suas dúvidas. Daremos suporte quanto ao preparo físico, emocional e mental, além de dicas sobre equipamentos.

Ao longo da Travessia:
Estaremos em uma equipe para acompanhar o grupo e permitir que cada um caminhe em seu ritmo e formato.
Ao final de cada dia de caminhada, faremos um encontro como uma roda de conversa, para trazer temas, reflexões e compartilhamento a respeito da experiência do dia.

Momento Pós-Travessia:

Um mês após a data de retorno, teremos um encontro online para apoiar e compartilhar o momento pós travessia.
Este será marcado no grupo de acordo com disponibilidade e terá duração de 40 minutos.

 

E mesmo entre estes momentos, estaremos totalmente à disposição para conversas ou suporte. A partir do momento que embarcamos juntes em uma caminhada, assim estaremos até o fim.

CRONOGRAMA

Dia 00 – 28/03 – Chegada em Borda da Mata
Jantar na pousada e momento de confraternização e preparo para a caminhada no dia seguinte.

Dia 01 – 29/03 – de Borda da Mata á Tocos de Mogi
18km
Saída prevista da pousada: 07h

Saindo de borda, passamos por um trecho de asfalto até chegar a estrada de terra. No início do caminho trecho tranquilo sem muita mudança de altimetria. Até chegar em uma pequena serra até chegar a famosa Porteira do Céu. Estamos mais ou menos no meio do caminho, e seguimos um pouco mais em pequenos morros, mas nada muito complicado, até chegar na cidade de Tocos.

Dia 02 – 30/03 – de Tocos de Mogi á Estiva
22km
Saída prevista da pousada: 06h30

Iniciamos a caminhada já com uma subida íngreme e este será apenas o primeiro desafio. Neste dia, enfrentaremos o Pantano do Teodoro, que é um sobe e desce sem fim. O trajeto todo é praticamente em estrada de terra e a vista vale super a pena todo o esforço encontrado no dia. Neste dia, passamos por alguns apoios muito legais, como bar e mercearia do Seu Afonso e pelo Cantinho do Peregrino do Jack Bruno até chegar a Estiva.

Dia 03 – 31/03 –  Ida até a Capelinha de São bento – visita ao apoio de peregrino.
4km
Saída prevista da pousada: 09h

Este é um dia especial, pois caminharemos um trecho de 4km (ida e volta) apenas para conhecer a Capelinha de São Bento e o Junior Marques, que é um ícone do caminho da fé. La teremos um momento muito especial com atividades de reflexão e confraternização.
Retorno para cidade de origem.

FICHA TÉCNICA

HOSPEDAGEM E TRANSPORTE

**HOSPEDAGEM**
Ao longo do percurso, ficaremos hospedadxs em hospedarias comuns aos peregrinxs que realizam o caminho da fé. Todas simples, com quartos coletivos e distribuídos entre os participantes do grupo com café da manhã e jantar incluso.
Este formato de hospedagem faz parte da experiência, pois estaremos em contato com pessoas que mantém e participam do caminho desde seu princípio. O contato com a comunidade local e seus costumes e simplicidade.
Todas as hospedarias oferecem roupas de cama e não é necessário levar toalha ou cobertor.
Todos os quartos e banheiros serão compartilhados entre os membros de nosso grupo.

**TRANSPORTE**
Para chegar até Borda na Mata – MG sugerimos o uso de ônibus rodoviário. Saída de São Paulo pela rodoviária do Tietê. Da mesma forma, para a volta de Estiva – MG a São Paulo.
O VALOR DO TRANSPORTE NÃO ESTÁ INCLUSO NO PACOTE, porém, oferecemos o suporte e apoio para a compra de passagens.
Segue abaixo a lista de referência de horários de saída de ônibus e valor referente ao ano de 2023 *(este pode sofrer alteração mais perto da data):


*OS HORÁRIOS E VALORES DEVERÃO SER CONSULTADOS MAIS PERTO DA VIAGEM. ESTES PODEM SOFRER ALTERAÇÕES.

VALOR DE INSCRIÇÃO

ou 400,00 entrada + até 3 parcelas  via pix
** pagamento do valor total até dia 15/03/2024

INCLUSO
– Hospedagem ao longo de toda experiência de acordo a opção escolhida de check-out
– Café da manhã e jantar durante toda a experiência
– Acompanhamento durante todas as atividades e desenvolvimento de atividades de autoconhecimento com psicóloga e especialista.
– Apoio para o transporte de mochilas ** Não será necessário caminhar com a mochila
– Seguro de vida

NÃO INCLUSO
– Transporte de ida e volta
– Qualquer outro custo não mencionado anteriormente

VALORES SUJEITOS À ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO E À DISPONIBILIDADE DE VAGAS! A SAÍDA ESTARÁ GARANTIDA QUANDO HOUVER, NO MÍNIMO, 05 PESSOAS CONFIRMADAS.

FACILITAÇÃO

Vanessa Caramelo Rosolino

Psicóloga, peregrina, montanhista, feminista e antifascista. Psicóloga pela Universidade São Marcos e Pós-graduada em Psicopatologia pela Universidade de Saúde Pública da USP.

Psicóloga clínica desde 2008, idealizadora da Shangi Experiências. Seu processo iniciou de fato em 2012 e sua primeira peregrinação oficial foi em 2017, em Os Passos de Anchieta. Depois disso, completou Santiago de Compostela –Caminho Português, Caminho da Prece e o Caminho da Fé.

A partir de sua própria vivência, compreendeu como estas experiências de fato transformam. Fundou então a SHANGI EXPERIÊNCIAS, em 2018 e além da atuação clínica, facilita experiências de imersão e autoconhecimento por trilhas e peregrinações.

Peregrinações oficiais já realizadas: Os Passos de Anchieta em 2017, 2018 e 2019, O Caminho de Santiago em 2017 e O Caminho da Prece em 2018 e 2020, Caminho da Fé em 2021, O caminho da Agonia e Rota das Capelas em Cristina.

Travessias de montanha: Serra do Papagaio, Reserva da Juatinga, Marins – Itaguaré e Serra fina que é considerada uma das travessias de montanha mais desafiadoras do Brasil. Mais de 1.000km percorridos.

Pesquisadora dos temas que estabelecem uma conexão entre o neoliberalismo e o sofrimento psíquico.

Gabriela A. Caramelo Rosolino

"Jovem" das mídias, feminista, artesã, trilheira, louca das plantas e dos bichos.

Formada em Design de moda, responsável pela administração, manutenção do site, e criação de mídias (fotos e vídeos) das plataformas de divulgação.

Além de dividir o tempo como artesã, taróloga, iniciante em estudos astronômicos, é Certificada em Prevenção à incêndios florestais (Senar), e chegou como parceira da Shangi quando ainda era tudo mato (rsrs), lá em 2018.

Tem 33 anos, vinda da capital para o interior de SP. Dedicada em aprendizados e informações que possam reduzir os danos humanos à biodiversidade, fazer alguma maneira, parte da equipe não apenas como a "chófen" das mídias.

O processo de autoconhecimento se iniciou em 2012, retomando contato com processos e tratamentos alternativos (como cromoterapia, terapia xamância e etc...).Hoje, além do marketing ‘humanizado’ (descartando números, valorizando qualidade), também serve de apoio ao grupo para as travessias.

Algumas travessias longas realizadas, dentre elas Serra do Papagaio e Serra Fina, Caminho da Agonia e Rota das Capelas (Cristina/MG)

OBS:
– Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
– Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
– Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
– Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução
*Regras de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR

Rolar para o topo